A Prefeitura de Chapecó, em parceria com a UFSM, realizou nos meses de março e abril, atividades de avaliação antropométrica e análise do consumo alimentar com crianças e adolescentes, de 6 a 12 anos, que participam dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), estes desenvolvidos por meio da Secretaria da Família e Proteção Social do município. A ação foi realizada pela estagiária de Nutrição da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campus Palmeira das Missões Julia Milena Adorian Uhde, e pela nutricionista Ana Paula Pasa, responsável Técnica pela Gerência de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria, com orientação da professora Dra. Adriane Cervi Blumke, docente do curso de Nutrição da UFSM.
O objetivo foi identificar o estado nutricional dos participantes e compreender seus hábitos alimentares, contribuindo para o planejamento de ações voltadas à promoção da saúde e prevenção de agravos nutricionais. No total, foram avaliadas 111 crianças e adolescentes com idades entre 6 e 12 anos, atendidos pelos Centros de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - CCFV Santo Antônio, Efapi, Seminário e Toldo Chimbangue.
Os resultados apontaram que, considerando o Índice de Massa Corporal (IMC) para a idade, 53,1% das crianças e adolescentes apresentam eutrofia (peso adequado para a idade e altura), enquanto 28,8% se classificam em sobrepeso e 12,6% apresentam obesidade. Em relação à estatura para a idade, 95,5% dos participantes estão dentro da faixa adequada, e 4,5% apresentaram baixa estatura para a idade. Os dados coletados sobre o consumo alimentar dos CCFV, apontam situações que merecem atenção em relação aos hábitos alimentares deste grupo pesquisado, elevado consumo de biscoitos recheados, guloseimas, bebidas adoçadas, embutidos e macarrão instantâneo.
Importante ressaltar que, nos Centros de Convivências e Fortalecimentos de Vínculos do Município de Chapecó, a alimentação oferecida é acompanhada por nutricionista, com cardápio saudável que possibilita qualidade nutricional adequada à faixa etária atendida.
A avaliação do estado nutricional é fundamental para nortear estratégias de educação alimentar e nutricional, bem como orientações às crianças e adolescentes, sensibilizando-as para a importância de uma alimentação saudável no dia a dia.
O Secretário da Família e Proteção Social, Valter Luciano Huning, ressalta a importância dessas atividades, orientações e avaliações nos Serviços desenvolvidos pela Secretaria, para garantir ainda mais efetividade na qualidade dos atendimentos oferecidos.