Uma turma de quinto ano, da EBM São Cristóvão, da professora regente, Janete de Farias, realizou uma caça ao tesouro dos textos, que consistiu em encontrar os textos dispostos na área externa da escola e identificar a qual gênero textual eles pertenciam.
A professora Janete comentou sobre a iniciativa. Esta atividade integra o nosso planejamento para este trimestre, no qual estamos trabalhando com textos diversos, como por exemplo, poemas e cartas. Fizemos seminários, mapas mentais e produções e, para concluir a ação, realizamos esta caça ao tesouro, que consiste em encontrar os textos e identificá-los seguindo as pistas fornecidas, disse ela.
Janete destacou ainda o objetivo da proposta. Houve um envolvimento muito grande por parte dos alunos, que adoram atividades lúdicas. Acredito que esse movimento despertará neles uma vontade maior para a produção, a leitura e a interpretação de diversos tipos de textos, que é a nossa intenção com essa ação, completou.
As estudantes Sofya Cunha da Silva e Gabriela Zauza Mendes comentaram sobre as atividades desenvolvidas. A gente aprendeu os diferentes gêneros textuais, como crônicas, sonetos e poemas. Fizemos apresentações e também produzimos textos. Foi muito legal, disse Sofya. A colega Gabriela, complementou. Nós também fizemos simulados utilizando os chromebooks, nos quais pesquisamos sobre as características dos diferentes gêneros textuais para responder às questões e, posteriormente, poder produzir nossos próprios textos, disse ela.
Além disso, a estudante Giovana Bodaneze Batista, apontou os principais aprendizados da turma. A professora propôs várias atividades diferentes, como as colegas falaram, e por meio delas nós aprendemos a diferenciar os diversos gêneros textuais, as regras para produzi-los e como são classificados. A partir de tudo isso, a nossa turma fez a caça ao tesouro dos textos para colocar em prática tudo o que aprendemos. Foi muito divertido, afirmou ela.
A Secretária de Educação de Chapecó, Astrit Tozzo, destacou a importância das atividades práticas para o desenvolvimento dos alunos. Propor atividades lúdicas contribui significativamente para o aprendizado das crianças. Além de mantê-las concentradas e interessadas, permite que elas fixem os conhecimentos aprendidos durante as aulas téoricas, disse.