Background

Notícias

Cavalo Quarto de Milha Primeira classificatória da prova três tambores

Compartilhar

Os cinco primeiros classificados da prova três tambores foram conhecidos na quinta-feira (12). Os dez primeiros colocados à tarde participaram da 1ª classificatória à noite. Em primeiro lugar ficou Valdinei Sidrone de Freitas, com Miss Brendy Fones com o tempo de 15,777 segundos, seguido por Maria Thereza Pucci com Spirit Synchronized, Claudemir Aparecida de Almeida com Trinity Rialex, Claudemir Aparecida de Almeida com Bali 3 6 Horizonte e Debora Cardoso com Zapata Rialex em segundo, terceiro, quarto e quinto lugar, respectivamente.

Nesta sexta-feira (13) as provas se repetem e os cinco classificados, mais dois classificados de sábado e domingo (campeão da categoria aberta e da feminina), participarão da prova Três Tambores Final do Rodeio da Raça Quarto de Milha.

Cada competidor pode classificar dois animais por dia e pode correr com o máximo de três animais nas finais. O ganhador será quem obtiver a melhor média (classificatória, final sábado e final domingo), sendo que poderá descartar um tempo.

O vice-presidente do Núcleo Catarinense de Criadores do Cavalo Quarto de Milha (N.C.Q.M.), Luan Patussi, ressaltou a importância de realizar as provas na Efapi 2017. “Contribui para fomentar a raça Quarto de Milha na região e as modalidades em que o cavalo compete, além de incentivar a participação das pessoas ligadas ao setor e atrair novos competidores”.

QUARTO DE MILHA

O cavalo Quarto de Milha, de origem americana, é considerado o mais versátil do mundo. Sua velocidade é imbatível até os 402 metros (1/4 de milha) e, além disso, consegue se desenvolver no maior número de atividades com maior número de competições.

O preparo dos animais para se tornarem competidores começa aos dois anos. Após alguns meses começa o direcionamento à área de competição desejada pelo domador. Mas o seu auge se dá entre os cinco e oito anos. O treinamento consiste em acompanhamento veterinário, nutricional e prática diária, e a partir de certa idade, entre os doze e treze anos, o cavalo perde seu rendimento e deixa de competir. “É uma vida de atleta”, concluiu Patussi.

13/10/2017 – SEXTA-FEIRA

8h Exposição dos Animais – Raça Quarto de Milha

14h Três Tambores: Test-Horse, Aberta e Classificatória para o Rodeio – Raça Quarto de Milha

20h 2ª Classificatória para a final do Rodeio – Raça Quarto de Milha

14/10/2017 – SÁBADO

8h Exposição dos Animais – Raça Quarto de Milha

14h30 Seis Balizas: Aberta, Amador e Jovem - Raça Quarto de Milha

15h Três Tambores: Aberta, infantil, Jovem, Iniciante, Feminino e Amador – Raça Quarto de Milha

20h Três Tambores: final do Rodeio – Raça Quarto de Milha

15/10/2017 – DOMINGO

8h Exposição dos Animais – Raça Quarto de Milha

14h Três Tambores: Aberta - Raça Quarto de Milha

17h Três Tambores: final do Rodeio - Raça Quarto de Milha