Background

Notícias

​Equipe de saúde está preparada para atender visitantes da EFAPI 2017

Compartilhar

Com 40 funcionários e uma ambulância, o Parque de Exposições Tancredo Neves atende diversas ocorrências diariamente

“Enquanto houver uma pessoa no Parque de Exposições Tancredo Neves, estaremos a postos para atender qualquer ocorrência”. É assim que a coordenadora da Secretaria de Saúde do município de Chapecó e responsável pela organização do Pronto Atendimento da EFAPI 2017, Adria Fontana, descreve a atuação da equipe de saúde nos dez dias de feira. São 40 médicos, enfermeiros e auxiliares que estão orientados para atender qualquer emergência, desde acidentes a situações mais graves. A Vigilância Sanitária também atua junto à equipe de saúde, com cerca de 15 profissionais.

Adria atua junto ao médico e coordenador técnico Alessandro Soares Verffel na logística da equipe, que começa o expediente às 8 horas e permanece até o encerramento dos shows, quando o parque fecha as portas. “Nós realizamos qualquer atendimento. Além das situações cotidianas, também estamos aptos a fazer o primeiro atendimento antes que os pacientes sejam deslocados até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou o Hospital Regional do Oeste (HRO).” Durante as provas de laço e tambores, a Secretaria de Saúde desloca uma equipe especial para acompanhamento e possíveis atendimentos necessários.

A base de atendimento conta com o apoio do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) que atuam no deslocamento dos pacientes. “Nós já atendemos casos graves, como fraturas e cortes, mas entre as principais emergências está a queda de pressão”, relata Adria. De acordo com ela, a orientação para os visitantes é que procurem o espaço, localizado em frente ao Restaurante Industrial, assim que perceberem sinais de mal-estar.

RECOMENDAÇÕES NECESSÁRIAS

Para aproveitar bem a feira sem nenhum contratempo, Adria aconselha atenção redobrada com a alimentação e hidratação. “A maior parte dos casos que atendemos até agora foi desatenção dos próprios pacientes. Para evitar transtornos, é essencial beber bastante água e consumir alimentos saudáveis”, recomenda. Para evitar traumas ou lesões, ela sugere um cuidado extra ao correr e utilizar os brinquedos do Parque de Diversões.