Na quarta-feira (27/09), aconteceu no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, na sala Ely Camargo, uma conversa sobre Saúde Mental. A atividade, promovida pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde reuniu cerca de 300 pessoas entre profissionais de saúde, estudantes e sociedade em geral. As palestrantes foram a psicóloga Dra. Márcia Luíza Pit Dalmagro que abordou o tema Reflexões sobre um mundo em transição e a médica Dra. Lucinda Ignez Romeu Fernandes com o tema Cuidar de si para cuidar do outro. Durante o evento aconteceu também apresentação com o grupo de professores da Orquestra Sinfônica de Chapecó.
De acordo com a Diretora de Atenção à Saúde, Gessiani Larentes, o mês de setembro alerta para a importância do debate acerca do tema saúde mental e destaca a necessidade do diálogo e ações permanentes. Remete para a necessidade de as políticas públicas atuarem de forma intersetorial e articuladas para lidar com a emergência que o tema requer. Momentos como este são importantes para propiciar uma troca de conhecimento sobre os desafios atuais no campo da saúde mental, comentou.
O Secretário de Saúde de Chapecó, Jader Danielli, destaca que o município tem uma estrutura de atendimento na área de saúde mental, composta por CAPS II, Capsi, CAPS Ad e Unidade de Acolhimento, que fazem um trabalho especializado para os usuários que precisam de atendimento, além da Atenção Básica. Os serviços oferecem tratamento de profissionais especializados que realizam diversas atividades, entre elas, consultas médicas, atendimentos junto à rede de atenção, visitas domiciliares, atividades terapêuticas para os pacientes com transtornos mentais graves e persistentes, comentou.