Background

Notícias

Arte rupestre é ensinada em CEIM de Chapecó

Compartilhar

Aprender sobre a escrita e a arte de maneira inusitada, lúdica e prática. Assim estão acontecendo às aulas para as turmas do Pré-escolar no Centro de Educação Infantil Municipal São Pedro, no Bairro São Pedro em Chapecó. O Projeto “A História da Escrita” surgiu da necessidade de aprofundar o debate e buscar melhor compreender o papel da Educação Infantil na ampliação das experiências infantis relacionadas à linguagem oral e escrita. Para isso, as professoras realizaram atividades diversificadas e lúdicas sobre a evolução da escrita para compreender de onde surgiram as primeiras grafias.

A atividade de Arte Rupestre utilizando como apoio moldes vazados foi uma das formas de estimular o interesse pela arte. Os alunos se vestiram de meninos e meninas das cavernas “os Cavernosos” e realizaram escritas com carvão a fim de instigá-los a escrever, ainda que não de forma convencional e para que as crianças expressassem seus sentimentos, vivências, ideias e necessidades individuais. Para envolver os familiares nestas descobertas que os pequenos fazem, as professoras solicitaram junto às famílias, tintas que fossem feitas a partir elementos naturais como: café, erva e urucum. O resultado foi um sucesso, uma vez que a maioria participou enviando o material e desta forma a arte se desenvolveu nas mais variadas formas e cores, e auxiliando no raciocínio, na concentração, na oralidade e na escrita.

O aluno Endrio Gabriel da Silva de 05 anos comentou que fez em casa com o pai, tinta de café. “Usamos café e cola, ficou bonita e cheirosa. A professora ensinou como eram as letrinhas e a gente escreveu com carvão e pintamos com as tintas”, comentou. A professora Rosane Simonetti explica que é importante as crianças conhecerem como as escrita começou. “Certamente nossos objetivos foram atingidos uma vez que percebemos que eles compreenderam a arte e a escrita pré-histórica e perceberam a evolução. Participaram das atividades com entusiasmo e também houve muita participação dos familiares incentivando os pequenos e na confecção da tinta”, destacou.

De acordo com a Secretária de Educação de Chapecó, Sandra Maria Galera, é necessário aplicar diferentes métodos para incentivar os alunos a ter um pensamento crítico em relação ao mundo em que vivem, independente da faixa etária ou da disciplina. “Quanto maior for o contato deles com diferentes ângulos da mesma época ou história, melhores serão suas ideias e práticas na vida social”, finalizou.

CHAPE

C - Conhecimento

H - Habilidades

A - Atitude

P - Paixão

E - Empatia

Clique para conversar
CHAPE
0
CHAPE

Olá! Sou o Chape, o assistente de Inteligência Artificial de Chapecó. Como posso ajudar?