Aprender sobre a escrita e a arte de maneira inusitada, lúdica e prática. Assim estão acontecendo às aulas para as turmas do Pré-escolar no Centro de Educação Infantil Municipal São Pedro, no Bairro São Pedro em Chapecó. O Projeto A História da Escrita surgiu da necessidade de aprofundar o debate e buscar melhor compreender o papel da Educação Infantil na ampliação das experiências infantis relacionadas à linguagem oral e escrita. Para isso, as professoras realizaram atividades diversificadas e lúdicas sobre a evolução da escrita para compreender de onde surgiram as primeiras grafias.
A atividade de Arte Rupestre utilizando como apoio moldes vazados foi uma das formas de estimular o interesse pela arte. Os alunos se vestiram de meninos e meninas das cavernas os Cavernosos e realizaram escritas com carvão a fim de instigá-los a escrever, ainda que não de forma convencional e para que as crianças expressassem seus sentimentos, vivências, ideias e necessidades individuais. Para envolver os familiares nestas descobertas que os pequenos fazem, as professoras solicitaram junto às famílias, tintas que fossem feitas a partir elementos naturais como: café, erva e urucum. O resultado foi um sucesso, uma vez que a maioria participou enviando o material e desta forma a arte se desenvolveu nas mais variadas formas e cores, e auxiliando no raciocínio, na concentração, na oralidade e na escrita.
O aluno Endrio Gabriel da Silva de 05 anos comentou que fez em casa com o pai, tinta de café. Usamos café e cola, ficou bonita e cheirosa. A professora ensinou como eram as letrinhas e a gente escreveu com carvão e pintamos com as tintas, comentou. A professora Rosane Simonetti explica que é importante as crianças conhecerem como as escrita começou. Certamente nossos objetivos foram atingidos uma vez que percebemos que eles compreenderam a arte e a escrita pré-histórica e perceberam a evolução. Participaram das atividades com entusiasmo e também houve muita participação dos familiares incentivando os pequenos e na confecção da tinta, destacou.
De acordo com a Secretária de Educação de Chapecó, Sandra Maria Galera, é necessário aplicar diferentes métodos para incentivar os alunos a ter um pensamento crítico em relação ao mundo em que vivem, independente da faixa etária ou da disciplina. Quanto maior for o contato deles com diferentes ângulos da mesma época ou história, melhores serão suas ideias e práticas na vida social, finalizou.