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Podcast aborda o tema TDAH no cotidiano escolar

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Na tarde desta segunda-feira (17), o Canal da Secretaria Municipal de Educação, Educa Chapecó Play, recebeu para um bate-papo sobre o Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade - TDAH no cotidiano escolar as professoras Rosanete Lisboa e Rosicler Moroni e a articuladora Natasha Silva Nunes, ambas da Educação Especial.

Rosicler iniciou conceituando o que é este transtorno. “Ele é um transtorno neurobiológico com o qual a criança nasce. Há nuances dentro desta condição, alguns indivíduos têm predominância na desatenção, outros têm na hiperatividade. É um transtorno que reflete mais no comportamento, atitudes e ações e não necessariamente está associado às dificuldades de aprendizagem”, disse.

Natasha contou como é feito o atendimento e encaminhamentos destes alunos. “Na Rede Municipal, temos cerca de 400 estudantes diagnosticados com TDAH, geralmente, combinado com alguma deficiência ou transtorno. Eles são inseridos em turmas onde atuam os professores de Educação Especial, que prestam o suporte necessário. Além disso, a escola em diálogo com as famílias faz o encaminhamento aos NAMES para atendimentos individualizados”, completou.

Rosanete, por sua vez, completou com algumas dicas que podem auxiliar os pais a contribuírem na organização da rotina dos filhos. “Algumas dicas são: reduzir tempo de tela, principalmente o celular, pois traz um estímulo visual muito próximo e campo reduzido de visão e audição. É importante também controlar o que é assistido e evitar programas que abordem palavras de baixo calão e agressões. Isso porque até os 17 anos a criança e o adolescente estão em fase de construção do caráter e personalidade”, afirmou.

Daniela Moratelli, Secretária de Educação, reforçou a importância do trabalho desenvolvido nos Núcleos de Apoio Multiprofissional aos Estudantes. “Estes espaços foram pensados para apoiar o trabalho realizado pelos professores na escola, pois os profissionais dos NAMES priorizam o desenvolvimento de atividades focadas nas necessidades dos nossos alunos de forma individualizada, a fim de que possam oferecer um suporte extra e contribuir no desenvolvimento da aprendizagem do público atendido”, comentou.

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