Background

Notícias

Grupo de Estudos em Alfabetização realiza primeiro encontro presencial

Compartilhar

Na última sexta-feira (27), no auditório da UCEFF, bairro Santa Maria, ocorreu o primeiro encontro do “Grupo de Estudos em Alfabetização”. Participaram do momento um professor representante de cada instituição de ensino da Rede Municipal, que atende, preferencialmente, turmas de alfabetização, bem como, alguns vice-gestores, apoios pedagógicos e professores do Projeto Afetividade para Reaprender.

O objetivo do grupo é promover ações de estudo sobre diferentes aspectos que envolvem a alfabetização e o letramento, práticas de leitura e escrita, formação de professores alfabetizadores e políticas públicas de alfabetização. Os encontros serão presenciais e acontecerão uma vez por mês, com previsão de continuidade em 2025.

“Eu tenho uma longa caminhada na educação e na alfabetização e considero muito importante estarmos em constante mudança, sempre aprendendo com as trocas de ideias, sugestões, materiais e perspectivas que o grupo proporciona. Minha expectativa é aprimorar a minha prática diária, ao mesmo tempo em que contribuo com as ações dos meus colegas na escola”, disse Tais Bacci, vice-gestora da EBM Manira Terezinha Clenis Sarquis Sartori.

Para a professora Vania Fatima Vassoler, regente do 1º ano da EBM Diogo Alves da Silva, nós nunca devemos parar de buscar conhecimento e aprender coisas novas. “Eu entendo que o conhecimento é constante ao longo de toda a vida. Então, este grupo, no meu ponto de vista, vem para contribuir para a nossa atualização, nos ajudando a estarmos mais preparados para as demandas que vão surgindo a cada ano”, comentou ela.

“Encontros como esse, possibilitam diálogos sobre propostas que enriquecem as práticas de alfabetização, bem como, sugestões e ideias sobre aspectos que podem ser ampliados ou melhorados nas instituições de ensino da Rede Municipal. Por isso, ouvir e debater com os profissionais das escolas é tão significativo e nos permite inovarmos e nos reinventarmos em busca de uma educação cada vez melhor”, declarou Daniela Moratelli, Secretária de Educação.